domingo, 10 de outubro de 2010

Associação da Região do Douro para a apoio da Deficintes















Este é o local onde passo a maior parte dos meus dias e sou muito feliz aqui.....





Há 20 anos atrás estava a nascer uma associação da região do Douro para jovens com incapacidades na integração da sociedade devido as limitações que cada um de nos temos.
Tinha eu 5 meses quando esta janela se abriu passado 18 anos abriu-se uma porta para eu entrar






a final também sou uma das pessoas com incapacidade de me integrar na nossa sociedade sem a vossa porta ,obrigada ardadd pela vossa ajuda parabéns.
Obrigada 1º a minha monitora depois não tenho palavras para as doutoras (Elisabete)
E para todas as outras pessoas que nela trabalham para nos darem todos os dias o mais feliz













Durante o dia na ARDAD, existem diversas actividades de formação profissional para os seus formandos. A ARDAD, tem muitas áreas:




  • Curso de Costura e Lavores

Na sala da costura e lavores é o local onde se desenvolve vários trabalhos, como bordados, utilizamos as máquinas de costura ou coser á mão. Fazemos diversos trabalhos, aventais, pintamos tabuleiros, garrafas de vinho, para uma quinta nossa associada, fatos de ballet para uma academia também nossa associada e até fazemos as nossas próprias batas, para todos os formandos da ARDAD.



  • Curso de Artesanato

Neste local de formação, os formandos trabalham com o vime, corda, realizam diversos trabalhos de artesanato, como cestos de diversas formas, bancos...

  • Curso de Carpintaria

Na carpintaria os formandos trabalham com a madeira, e criam diversos materiais, como tabuleiros, saleiros, baús, etc, muitos objectos que se podem recriar em madeira.

  • Atendimento ao Público


Neste local de formação, desenvolve-se os procedimentos relativos ao acolhimento e serviços de assistência ao cliente, efectua-se um atendimento personalizado com base num diagnóstico de necessidades.






  • Curso de Produção Vegetal

Nesta area de formação, os fomandos tratam e cuidam da área envolvente do nosso local, cuidam dos jardins, das plantas, das árvores, e plantam diversos vegetais, que depois são servidos e cozinhados na área da cozinha.

  • Curso de Cozinha
Na cozinha os formandos aprendem a diversas receitas e auxiliam as formadorea na confecção das refeições para os formandos.




Eu, frequento a área da costura, é uma área que gosto muito, tenho aprendido muitas técnicas de costura, o que mais gosto é de bordar e faço trabalhos muito bonitos em aventais, e também pinto tabuleiros ou garrafas. Tento ser o mais perfeito possivel.