sábado, 24 de janeiro de 2009

HIPOTERAPIA...




















O QUE É A HIPOTERAPIA?

É um método global e activo extremamente rico direccionado a indivíduos com dificuldades físicas e mentais, cuja principal ferramenta é o cavalo.

A QUEM É DESTINADA?

É aconselhável a pessoas com problemas mentais, emocionais, surdos, cegos, autistas, problemas físicos e população em geral.


Hipoterapia
Hipoterapia significa tratamento com a ajuda do cavalo e destina-se a indivíduos com deficiência. O cavalo, a passo, produz movimentos tridimensionais que são similares aos padrões de movimento humano e que se encontram alterados nas crianças com problemas motores.
Montar a cavalo oferece benefícios devido à transmissão continua de movimentos do cavalo ao cavaleiro, para além das qualidades da actividade enquanto desporto.
Sessões em grupoDurante as manhãs de terça a sexta-feira, deslocam-se ao Centro Hípico da Costa do Estoril diversos grupos de deficientes para sessões de hipoterapia. Estas pessoas têm o privilégio de estarem ligadas a uma das instituições que colaboram connosco e que levam regularmente os deficientes a actividades como a natação e a equitação. Para os deficientes, estas saídas representam pontos altos dos respectivos quotidianos. Para os colaboradores e os cavalos do Centro Hípico e os voluntários que nos apoiam nas sessões, a alegria deles é espantosa e muito gratificante. As associações que trabalham connosco presentemente são a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Profundo, a Cercitop CRL, o Centro de Educação para o Cidadão Deficiente de Mira-Sintra, a Associação Portuguesa de Deficientes e a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadapatados da Amadora.
Procuramos sempre mais voluntários para ajudar nestas sessões. Não é preciso nenhuma experiência especifica, embora seja útil não ter receio de interagir com cavalos nem com pessoas deficientes. Também aceitamos donativos e patrocínios para apoiar estas associações na hipoterapia.
Hipoterapia individualAlém das sessões em grupo, também trabalhamos a nível individual com alguns indivíduos com deficiência. Moldamos estas sessões em função das necessidades específicas de cada caso, por exemplo usando um pónei em vez do cavalo. Temos assistido a vários casos de progressos fantásticos, que aconteceram graças à interacção com os cavalos. Pessoas com diversos tipos de deficiência podem beneficiar da hipoterapia, por exemplo paralisia cerebral, paraplegia, sindroma Down, sindroma de x frágil, sindroma de Willson, deficiência mental e outras patologias de origem genética.
Quer ajudar?Se tiver interesse em ajudar como voluntário ou patrocinador, entre em contacto conosco!